Oficina de Inclusão Digital

Esse Blog nasceu como proposta da oficina de Inclusão Digital, oferecida pelo Projeto Jovem Aprendiz - Centro Cultural Escrava Anastácia. A partir de entrevistas na própria comunidade e a produção de textos sobre a realidade social, a proposta da oficina e do blog é a de proporcionar uma maior interação com o ambiente virtual por parte dos jovens, assim como o desenvolvimento da capacidade de produção textual e a participação cidadã.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Campinas - São José



Minha comunidade é Campinas (São José) tem em media cerca de 13 mil habitantes, ela é um dos municípios de São José (Santa Catarina) e se localiza no continente, tem várias formas de chegar até ela, como pela via expressa ou pelo estreito.

No meu bairro tem uma coleta de lixo muito boa, três vezes por semana  passa o caminhão de  lixo,  as ruas  são  todas  asfaltadas, tem  igreja perto os ônibus passam  de 10 em 10 minutos e a locomoção é muito boa. Tem a Beira-mar também, que é um lugar de lazer onde se encontram academias, lugar pra ficar com a família entre outras coisas.

Minha comunidade até deve ter pontos negativos e positivos mais como eu não sou muito ligada nisso, vou falar os que eu acho que são bons e ruins se eu lembrar. Pontos Positivos: Meus amigos moram perto, tem variedades de mercado, a escola diminui  bastante os moradores de rua, tem padaria perto. 

Pontos Negativos: A prefeitura inventa sempre de fazer obras em praticamente todas as ruas ao mesmo tempo quando tem tiroteio na Chico Mendes, dependendo o local, da pra ouvir tudo da minha casa. Campinas é um bairro agradável pra se conviver apesar dos seus problemas ainda tem varias vantagens.



Entrevista com moradora do bairro:

Boa Tarde leitores, o post de hoje será sobre uma entrevista realizada com a D.Maria Aparecida Alves, moradora da comunidade Campinas (São José). Para começarmos, perguntei algumas coisas básicas como quanto tempo ela mora lá e se gosta ou não da comunidade, se tem o mínimo de estrutura como escola, posto de saúde entre outras coisas.

A D.Maria mora à 6 anos na comunidade, na visão dela houveram várias mudanças como: diminuição dos moradores de rua, posto de saúde com um melhor atendimento, coleta de lixo que passa três vezes por semana sem falta. Na visão dela isso é ótimo, pois tem comunidades que nem o básico é oferecido.

Mas também existem alguns probleminhas como escolas precárias, guerra nas comunidades perto, e isso não é muito bom, pois às vezes acontecem tiroteios, mortes direto entre outras coisas .

A entrevista de hoje fica por aqui, agradecendo à todos os leitores e a nossa entrevistada D.Maria Aparecida Alves. 


Autora
Kauane Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário