Oficina de Inclusão Digital

Esse Blog nasceu como proposta da oficina de Inclusão Digital, oferecida pelo Projeto Jovem Aprendiz - Centro Cultural Escrava Anastácia. A partir de entrevistas na própria comunidade e a produção de textos sobre a realidade social, a proposta da oficina e do blog é a de proporcionar uma maior interação com o ambiente virtual por parte dos jovens, assim como o desenvolvimento da capacidade de produção textual e a participação cidadã.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Gritos vazios vão ser escutados



Vou falar sobre a minha comunidade, não nasci ali, mais o meu coração é Monte Cristo. Monte Cristo é localizado em Florianópolis, com 2.907 habitantes, justamente perto da comunidade Chico Mentes, Novo Horizonte, Grota e muitos outros...
     
Pontos positivos: CEDEP, que um projeto que ajuda crianças e adolescentes, mudando sua história e tirando muitos jovens da rua, da violência dando muitas oportunidades.
Também tem escolas, professores que estão dispostos a ensina e aprender com os alunos. Moradores que querem uma comunidade melhor e pacifica. Policiamento quando é preciso.
  
Pontos negativos (que são muitos): A falta de água que já esta virando palhaçada. A falta de estrutura (parques de lazer) que as crianças não têm para brincar.
 Local para colocar lixos como lixeiras... ”Alguns” professores que não estão qualificados para dar aula na minha comunidade, pois não conseguem ligar com os conflitos que há.


Minhas criticas são apenas gritos vazios, pois não posso apenas reclamar, por que reclamar é fácil, reagir, colocar a mão na massa que é foda. Sou muito grata pela escola que tenho, pois lá eu sei a minha realidade, mais sei que posso mudar de alguma forma. Tenho esperança que a minha comunidade um dia vai mudar, e pra melhor, pois como diz o ditado: A Esperança é a última que morre!

Problemas na minha comunidade. Os problemas da minha comunidade, Monte Cristo: A falta de água, as pessoas estão precisando comprar água para seus afazeres básicos. Muitos espaços abandonados que podem servir para muitas coisas como já aconteceram comum terreno baldio que foi reformado em pomar, parquinho, horta e campinho de areia para crianças menores, que foi com a ajuda de 50 voluntários. Confrontos entre grupo rivais. E lixos e mais lixos são colocados pelos moradores em lugares que são proibidos, e nesses lugares cheira mal, infestação de ratos, baratas, esgotos e outros males.

Autora
Maria Isabel Cardoso Rita

Comunidade Chico Mendes




Eu vou falar um pouco da minha comunidade Chico Mendes. A comunidade fica localizado no município de Florianópolis e existe atualmente milhares de habitantes no bairro.

Pontos positivos do bairro Chico Mendes: Projeto de coleta de lixo na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, luta para conseguir apoio municipal.  


Pontos negativos da minha comunidade: Eu acho minha comunidade muito perigosa, corremos um risco de morrre por causa da disputa por pontos de drogas, os traficantes sempre entram em conflito numa guerra de tiros. Isso é um absurdo porque ninguém esta seguro numa comunidade que vive dando tiroteios e também acho que a gente não está tendo liberdade porque não dá de ficar na rua com esses tiros. Também existem vários campinhos estragados e a maioria das vezes, tem que ter tratamentos de esgotos na comunidade  e também sempre falta luz no bairro. 


Entrevista com o presidente da associação de moradores:


Em entrevista com o presidente Edson de Jesus, ele citou os principais problemas da comunidade. Edson disse que os maiores problemas da comunidade é com relação ao lixo, pois a comunidade não está se ajudando para cobater o problema.  Nosso presidente disse ainda que a falta de luz também é um dos problemas que geram muitas reclamações na comunidade, porém a comunidade não está se unindo pra resolver essa questão, isso também é um problema da nossa comunidade, diz Edson. E também os recadastramentos das casas estão gerando outros problemas para a comunidade. 


Autora
Letícia Pitzz

A minha comunidade



Vou fala da comunidade monte cristo localizado em Florianópolis,   que  contém   12.707 habitantes. No monte cristo existem mais mulheres do que homens, sendo a população composta de 51.29% de mulheres e 48.71% de homens.

Pontos positivos do monte cristo: tem várias escolas boas, boas pessoas, vários  parques  e creches , batalhão de policia, postos de saúde e  um projeto que ajuda vários jovens e crianças.

Pontos negativos: tráfico de drogas, roubos, trocas de tiros, e muitas brigas entres os moradores. Não tem associação na comunidade, ela é muito perigosa e mal falada nas reportagens.    

Conclusão: na minha comunidade tem várias escolas mais varias creche mais essas creches algumas não tem vagas é uma comunidade  que não tem tratamento de esgoto, faltando bastante água na comunidade. Tem a ajuda de vários policias, agora mesmo com essa guerra que está acontecendo, eles estão sempre presentes por lá. 


Entrevista com moradora do bairro:

Em entrevista com Lindaura Agostinho Veira, ela falou que na comunidade mudou várias coisas para melhor e pior, como as ruas que antigamente eram todas de barro, mais isso mudou e agora é tudo asfaltado e com faixa de pedestre.

E que também mudou foram as escola e creches que nunca tinham vagas, e que, agora conta mais vagas para os moradores da comunidade. 


O ruim da nossa comunidade é que não tem uma liderança capaz de combater a violência no bairro, que em vez de diminuir, só aumenta. Outro problema apontado foi sobre a questão do tratamento de esgoto que não existe na comunidade. 

Autora
Kauany Martins

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Minha comunidade, minha vida



A minha comunidade possui cerca de 8 mil pessoas, é um bairro do município de São José, onde as pessoas convivem junto com o tráfico de drogas. O bairro foi fundado no ano de 1982 eu só não sei quem fundou.

O jardim Zanellato conta com uma quadra de areia onde um professor da escolinha (luz do futuro) o nome do professor é (Carlos Henrique Xavier ).

E uma quadra de futebol que é chamado de ginásio de esportes Zanellato, onde toda a comunidade se diverte todo final de semana fazendo campeonato.


O ponto fraco do bairro é um esgoto onde todo mundo convive com ratos e incetos etc. Já reclamaram para prefeitura mas nada fizeram.



Entrevista com Líder comunitário do bairro


Foi entrevistado o Líder Comunitário Carlos Henrique, onde o tema era sobre as principais dificuldades do Bairro e também as áreas de lazer oferecidas .

Na entrevista, Carlos falou que o ponto fraco do bairro era o esgoto aberto, onde se pode ver a presença de muitos insetos assim como do forte odor existe, fazendo com que a maioria das pessoas que moravam ali perto procurassem outro lugar para morar por causa disto.


E o ponto de lazer do bairro é um ginásio de esportes, uma quadra de areia onde a rapaziada se reúne nos finais de semanas para se divertir, jogando uma pelada. Ele falou que o bairro foi fundado faz uns 25 anos. 



Autores
Leonardo Cardoso
Marcos Santos

Comunidade Novo Horizonte



Minha comunidade é a Novo Horizonte. Em 1946, foi construído um barracão de madeira de bracatinga, para abrigar o pessoal que não tinha casa e brigavam com o governo por pedaços de terras e os que chegavam para ocupar as referidas terras. Nesta época, Novo Horizonte teve o seu primeiro nome, Pito Aceso, devido às tropas que passavam por esta localidade, com gado vindo do Rio Grande do Sul até os campos de Palmas, e perto do atual campo de futebol de Novo Horizonte.

Localizada na parte continental da ilha de Santa Catarina, uma comunidade não muito conhecida pelo nome Novo Horizonte mais pelo nome do bairro Monte Cristo, que contém varias comunidades. Antigamente, conhecida como uma só comunidade que com o tempo foi sendo dividida em varias comunidades dentro de um só bairro. O nome Novo Horizonte vem de um antigo time de futebol que havia sido construído por moradores da comunidade  daquele tempo .

Atualmente a comunidade NOVO HORIZONTE está sendo cada vez mais conhecida em outros lugares pelas ações que ali acontecem, como uma praça construída num terreno baldio, o tráfico que ali cada vez cresce mais e principalmente a guerra que acontece hoje contra outra comunidade ali localizada e por varias operações policiais.

Atualmente o que mais chama atenção da mídia e até mesmo dos moradores é a briga do tráfico entre facções rivais pela disputa de pontos de tráfico e vingança por mortes de antigos traficantes que ali conviviam. Mais ainda é um bom lugar para se morar, com parquinho, campos de futebol, projetos, escola e creches, tudo por perto.


Autores
Cristiane Waltrick
Jackson Thiago

Campinas - São José



Minha comunidade é Campinas (São José) tem em media cerca de 13 mil habitantes, ela é um dos municípios de São José (Santa Catarina) e se localiza no continente, tem várias formas de chegar até ela, como pela via expressa ou pelo estreito.

No meu bairro tem uma coleta de lixo muito boa, três vezes por semana  passa o caminhão de  lixo,  as ruas  são  todas  asfaltadas, tem  igreja perto os ônibus passam  de 10 em 10 minutos e a locomoção é muito boa. Tem a Beira-mar também, que é um lugar de lazer onde se encontram academias, lugar pra ficar com a família entre outras coisas.

Minha comunidade até deve ter pontos negativos e positivos mais como eu não sou muito ligada nisso, vou falar os que eu acho que são bons e ruins se eu lembrar. Pontos Positivos: Meus amigos moram perto, tem variedades de mercado, a escola diminui  bastante os moradores de rua, tem padaria perto. 

Pontos Negativos: A prefeitura inventa sempre de fazer obras em praticamente todas as ruas ao mesmo tempo quando tem tiroteio na Chico Mendes, dependendo o local, da pra ouvir tudo da minha casa. Campinas é um bairro agradável pra se conviver apesar dos seus problemas ainda tem varias vantagens.



Entrevista com moradora do bairro:

Boa Tarde leitores, o post de hoje será sobre uma entrevista realizada com a D.Maria Aparecida Alves, moradora da comunidade Campinas (São José). Para começarmos, perguntei algumas coisas básicas como quanto tempo ela mora lá e se gosta ou não da comunidade, se tem o mínimo de estrutura como escola, posto de saúde entre outras coisas.

A D.Maria mora à 6 anos na comunidade, na visão dela houveram várias mudanças como: diminuição dos moradores de rua, posto de saúde com um melhor atendimento, coleta de lixo que passa três vezes por semana sem falta. Na visão dela isso é ótimo, pois tem comunidades que nem o básico é oferecido.

Mas também existem alguns probleminhas como escolas precárias, guerra nas comunidades perto, e isso não é muito bom, pois às vezes acontecem tiroteios, mortes direto entre outras coisas .

A entrevista de hoje fica por aqui, agradecendo à todos os leitores e a nossa entrevistada D.Maria Aparecida Alves. 


Autora
Kauane Alves

Comunidade do Monte Cristo

            


Na minha comunidade tem  aproximadamente 12 mil habitantes. Um dos maiores problemas é com relação ao tráfico de drogas. A violência acontece tanto durante o dia como a noite toda.

Nossa comunidade do monte cristo precisa de rua com mais asfalto e calçadas novas  e mais pracinhas que precisam de reformas e também tem que reformar as escolas. 
Um batalhão de polícia, quatro projetos e seis comunidades  no monte cristo. As praças de esportes públicas tem duas quadras, tem seis campos de areia e além dessas coisas também tem serviços de odontologia.  Além disso, tem nove igrejas, várias borracharias, dois supermercados, o monte cristo e o mercado nobles. 

Lado bom : tem escolas,tem pracinhas,tem policia para proteger os moradores além disso tem festinhas.
Lado ruin: tem tráficos de drogas e muitas violências. Além disso, tem ruas ruins que precisam ser asfaltadas e também precisam arrumar as calçada, as praças que já estão caindo aos pedaços.

Autores
Ademar Espindola

Thiago Martins 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Monte Serrat



 Historia do Monte Serrat (Florianópolis/sc)
-Monte Serrat significa "monte com algo de serra", esse nome veio do francês, quando a congregação dos Irmãos Maristas, fundada em 1817, no sudeste da França, chegou ao Brasil no intuito de disseminar o cristianismo e acabou alojando-se nesta comunidade.

Sua vida em Monte Serrat:
A quantos anos está morando no Monte Serrat? Há 15 anos, porem so me mudei uma vez por causa de uma rixa entre comunidades.

O que você acha sobre sua convivência no Monte Serrat? E tranquilo, porem de vez em quando os traficantes tiram nosso sossego com (festas, algazarras e barulhos de moto de madrugada nos becos), tirando nossa paciência e tranquilidade.

Vantagens e Desvantagens:
Uma vantagem e que fica perto do centro da cidade de Florianópolis, assim facilitando nossa vida e diminuindo a correria do dia-dia e umas desvantagens e os ônibus que vão muito lotados.

Melhorias: Colégio que iria ser fechado na comunidade, porem a instituição Marista tomou pose do lugar, e assim nada foi modificado, e também tinha um terreno cheio de arvore com trilhas que ia do monte Serrat ao Morro do Horácio, a prefeitura tomou pose e fez um parque gigante.

Problemas: Esgoto na rua (não tem calçada em algumas partes), tartarugas de transito.
O que você acha que devia melhorar? Bem do lado está a estação de tratamento de água CASAN, porém, a alga que e utilizada pela população está recheada de cloro.

Autor

Alexsandre Soares Brasil

Jardim Zanellato


O bairro conta com um ginásio de esportes, uma quadra de areia ao lado e uma instituição de ensino do grupo Marista que realiza um importante trabalho social com a comunidade há 19 anos garantindo as futuras gerações um ensino de qualidade.

O colégio Marista que é referência de ensino em Florianópolis e a rede Marista uma refência mundial, não só pelo ensino, mas pelo trabalho social que realiza possibilitando que alunos de uma comunidade carente tenham acesso a uma estrutura de ensino de escola particular.

No entanto o bairro é desprovido de áreas de lazer, além de uma quadra de areia que serve para um projeto independente de um dos moradores (Carlos Henrique Xavier) que criou uma escolinha de futebol para as crianças que estavam sendo aliciadas pelo mundo do crime.   

Autor

Jean Cavalheiro